Nesta segunda-feira, com a chegada do dia 1º de março de 2010, proprietários de aparelhos do sistema de jogos eletrônicos PlayStation 3 (PS3), da Sony, começaram a relatar que seus consoles sofreram uma espécie de pane geral.
Consoles PS3 vendidos em todos os mercados, América, Ásia, Europa e Oceania, simplesmente desligaram ou travaram (parando de funcionar).
Alguns jogadores também passaram a não conseguir mais se conectar à PlayStation Network (PSN), rede social da linha de consoles PlayStation.
A pane pode ter atingido mais de 24 milhões de consoles PS3 em todo o mundo - número de aparelhos fabricados até julho de 2009, segundo a própria Sony.
Tanto o modelo antigo (conhecido como "fat" ou "Phat") quanto consoles "debug" - produzidos para desenvolvedores e imprensa para rodar títulos ainda em produção - foram afetados pelo erro.
Os modelos PS3 Slim (lançados mundialmente a partir de setembro de 2009) não foram afetados e continuam a funcionar normalmente.
"Identificamos o problema causado por um defeito na funcionalidade do relógio", explicou a fabricante Sony, que espera resolver o problema nas próximas 24 horas.
Segundo relatos iniciais, o causador de todo o problema é o erro "8001050F", código que representa o problema que inutilizou os jogos com suporte aos troféus. O erro parece ser offline, causado pelo próprio sistema operacional do console, uma falha no relógio interno do aparelho.
Conforme o site Joystiq, o erro "não é relacionado à PSN e parece ser um problema do firmware (programa, sistema operacional) causado por especificações de hora e data comprometidas".
O site 01net relatou que é impossível iniciar (mesmo em modos totalmente offline) alguns títulos como Heavy Rain e Darksiders: Wrath of War. De acordo com o site, o relógio interno do console rejeita a data atual e bloqueia o aparelho. Quer dizer, modelos antigos do console PS3 não conseguiram processar a mudança na data, passando do dia 28 de fevereiro de 2010 para 1º de março de 2010, forçando a volta para o dia 31 de dezembro de 1999 ou 1º de janeiro de 2000 no sistema.
A recomendação da própria Sony é esperar por uma solução da empresa.
Segurança de dados
Segundo o blog Kotaku, os dados armazenados no disco rígido estão garantidos e não serão perdidos. Os progressos de jogos (chamados "saves") e os próprios jogos (sejam inteiros, expansões ou demonstrações) não foram prejudicados pela falha. Eles voltarão a funcionar corretamente - depois que o console voltar a funcionar.
Mas e os troféus? Como a Sony não divulgou informações a respeito dos Troféus, especula-se que eles possam ser apagados das contas dos usuários.
Como a extensão da pane foi mundial, e as explicações dadas pela Sony são poucas, começaram a rolar diversas explicações e teorias conspiratórias sobre o problema - inclusive há menções de que a pane tenha sido ocasionada por vírus. A Sony, entretanto, pede prudência e avisa: "não confie em informações sobre o problema a menos que sejam de uma fonte oficial da Sony".Fonte extraida do site: http://games.terra.com.br/interna/0,,OI4295561-EI1702,00.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário